sexta-feira, 22 de abril de 2016

Filtro de ar do motor para que serve ???

Filtro de ar do motor

O filtro de ar do motor ou elemento filtrante é a peça responsável pela filtragem do ar, para que o mesmo não entre contaminado com pequenas partículas de sujeira dentro do motor do seu carro!

A importância do filtro de ar do motor


Muitos proprietários de veículos acreditam que o filtro de ar serve apenas para melhorar o consumo de combustível, porém ele além de ajudar no desempenho e consumo de combustível é também um dos responsáveis pela vida longa do motor!

Entenda como o filtro de ar do motor funciona

Para que o motor funcione em perfeita condições é preciso que entre dentro dos cilindros do motor ar completamente limpo, para a formação da mistura ar/combustível, o filtro de ar está instalado antes do corpo de borboleta ou (TBI) que é o responsável pela entrada do ar dentro do motor.

Devido à falta de manutenção apropriada, rodar com um filtro de ar em más condições o mesmo permitira a entrada de impureza dentro do motor vindo desta forma: Riscar os cilindros do motor, ocorrer o desgaste prematuro dos anéis do motor, entre outros. Consequentemente o motor vai começar a consumir óleo, perder a potência, nesta altura do campeonato você terá que gastar com a manutenção de abrir o motor. Que não é nada barato!!!

Substituição do filtro de ar do motor

O intervalo de tempo apropriado para a substituição do elemento filtrante deve ser seguido conforme o manual do proprietário, porém caso você ande muito em estrada de terra esse período deve ser reduzido pela metade! Vale ressaltar que o valor que você vai pagar num filtro de ar do motor não chega nem 1% do valor pago pra abrir um motor…Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário