quarta-feira, 20 de abril de 2016

Como limpar o motor?

 

Como manda a tradição do brasileiro, fim de semana é dia de lavar o carro. Mas, ao contrário do que muitos fazem, a esponja, o sabão e o jato d’água devem ser utilizados apenas da tampa do motor para fora. 

“O erro não é lavar o motor, mas como fazê-lo”, esclarece o professor do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI Ricardo Bock. De acordo com ele, o importante é evitar riscos durante a ação, como dispensar o uso de produtos químicos, que atacam os componentes em alumínio e ressecam as borrachas – neste caso, o querosene é um dos principais vilões.

Os jatos de alta pressão também são desaconselháveis, pois, “o direcionamento do jato contra o radiador pode provocar a dobra das lâminas, que obstruirão o fluxo de ar, prejudicando o arrefecimento do motor”, frisa Alessandro Rubio, técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Veicular) Brasil.

Além disso, os veículos de hoje têm inúmeros conectores elétricos de sensores e atuadores do sistema de injeção eletrônica, que podem acumular água, o que vai causar mau contato ou até oxidação interna do conector. Resultado? Falhas no funcionamento do motor. “Pode, por fim, haver riscos de trinca no bloco e/ou cabeçote, caso esteja quente e seja lavado”, alerta Rubio.

No caso de motores mais antigos (com carburador), a tarefa é mais fácil. “Basta não deixar molhar o filtro de ar”, salienta Bock, visto que neles o emprego de componentes é menor.

O CORRETO

Caso a ideia seja economizar os cerca de R$ 30 com a lavagem do motor – ou até R$ 400 em higienizadoras especializadas –, o ideal é proteger as partes sensíveis com plásticos. Cuidados como desconectar chicotes e aplicar produtos como limpa contatos, também são necessários.

“O ideal para a limpeza do motor é muito mais simples do que parece: usar um pano úmido e em seguida um pano seco para remover as sujeiras”, resume o técnico do Cesvi. 

Para Bock, a lavagem do motor deve ser realizada uma vez por ano. Claro que caso o carro costume trafegar por ambientes empoeirados e lameados (como zonas rurais, por exemplo), a coisa muda de figura. Vale destacar que o excesso de sujeira não é legal, pois esta se torna condutora para fuga de corrente.

NO BOLSO

Segundo Reginaldo Rodrigues Cabral, proprietário da automecânica Dado’s Car, em Santo André, o gasto mínimo consequente de uma lavagem de motor malfeita é de R$ 500. “Neste caso, estamos falando de, por exemplo, um Fiat Palio, que teve um cabo de vela molhado e a queima da bobina. Mas isso pode ir além dos R$ 1.000 quando o conserto é para um carro mais caro.”

De acordo com as oficinas consultadas, a falta de cuidado pode doer no bolso. Caso o módulo queime, o cliente pode gastar cerca de R$ 1.500 quando trata-se de um carro popular. E os preços podem ir além dos R$ 5.000, pois, quanto mais itens tecnológicos tem o veículo, mais caro é o conserto.

Notícia  retirada do site:

http://www.automoveisdgabc.com.br/Noticia/484682/como-limpar-o-motor-?referencia=lista

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