Geralmente, carros com motor de 1.0 produzem POR volta de Modestos 70 cavalos. Com Uma Potência Tão baixa, E Difícil Fazer ultrapassagens OU OS alcançar 120 kmh sem Ouvir Gritos de Dentro do capô.Mas uma Instalação de hum turbocompressor PODE melhorar de 30 a 50% o Desempenho de Seu compacto.Segundo o engenheiro Rubens Venosa, uma alteração faria com that o Veículo rodasse de forma parecida a de hum 1,5 litros. "E o Consumo de Combustíveis PODE Até Ser menor", completa.
Em hum do motor com turbocompressor, a Energia de dos gases that SAEM cabelo escapamento E reaproveitada Para movimentar o compressor do turbo, that, POR SUA vez, joga Mais ar comprimido Dentro do motor. Com ESSA Maior Quantidade de ar denso, E Possível utilizar Mais Combustível, Gerando Mais Potência. Por Conta Disso, Quando o turbo E instalado, TAMBÉM E Necessário recalibrar a Injeção Eletrônica do Veículo. Para Manter uma Mistura estequiométrica (de Combustíveis e Oxigênio), como INFORMAÇÕES lasque da Injeção São reajustadas à proporção de Combustão."A Cada Uma Unidade de volume de de gasolina, é Preciso catorze unidades de volume de de ar", Explica Venosa.
Hoje, MUITAS montadoras estao investindo em Motores Menores turbinados, com o Objetivo de Diminuir a Emissão de CO2 EO Consumo de Combustíveis. Um motor de 1.0 turbinado PODE alcançar um MESMA Potência Que hum 1.4 aspirado, porem, POR Ser menor e consumir Menos Combustível, ELE se Torna Mais Econômico. Antes OS turbos ERAM APENAS Associados a carros esportivos, mas Hoje como montadoras trabalham no Desenvolvimento Desses Motores POR Conta da Questão ecológica. "Para 2015, esperamos hum Crescimento significativo na Oferta de turbos no Brasil", Conta Christian Streck, engenheiro de da Honeywell Turbo techologies.
Turbo Garrett GT12 Utilizado sem Gol 1.0 da Volkswagen, em 2000
Como consequencia da turbinação, o ritmo de vida do e Reduzido do motor, JA Que materiais Seu e SUAS Peças Passam A trabalhar fóruns das condições Originais Pará como Quais were projetadas. Segundo Streck, uma Recomendação E Que Sejam Feitas alterações moderadas (de Até 30% de Melhoria) parágrafo NÃO comprometer a durabilidade do motor. "Além Disso, E Importante Fazer a Troca de óleo Lubrificante em Metade do Tempo Que costumava Ser feita", Explica o engenheiro.
O Custo
Os gastos NÃO APENAS estao na Instalação do turbo - Que Chega a R $ 5,500. Antes de Fazer uma alteração, é Preciso Solicitar autorização Ao Orgão de Trânsito não Qual o Veículo Encontra-se Registrado. Uma vez modificado, o motorista Leva o caminhão Ate O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), that avaliará a Qualidade do Produto. Se Aprovado, Sera EMITIDO UM Certificado de Segurança Veicular (CSV). E POR Ultimo, OS Veículos Modificados receberão Novos Certificados de Registro (CRV) e Licenciamento (CRLV). "É Preciso Ficar atento Ao Prazo da autorização Prévia do Detran, pois Só TEM Validade de 30 dias", ressalta Ricardo Ruiz, da Empresa Legalize Seu Veículo. Passado o Prazo, o motorista NÃO PODE Mais rodar com o caminhão modificado e, de according com o Especialista, Uma Segunda autorização e Mais Difícil de Conseguir.
Todo Esse Processo, se Feito pessoalmente, Custa em torno de R $ 400. Mas Empresas despachantes fazem o Serviço em Oito dias POR Até R $ 900. Porem, uma comodidade NÃO exclui a obrigatoriedade da Presença do dono do Veículo Pará como Inspeções. O Que Condutor para autuado com QUALQUÉR Característica fazer Veículo alterada sem Constar A Informação nsa Documentos, Pontos receberá Cinco nd CNH e multa no valor de R $ 127,69 (sepultura infração), Além de ter o Veículo retido parágrafo regularização.
Os de gases de escape giram uma turbina, Que Dá Movimento Ao compressor; este injeta ar soluço Pressão no motor (Imagem: Honeywell
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